segunda-feira, 15 de dezembro de 2008
terça-feira, 2 de dezembro de 2008
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Aí estão as peças que vão compor as laterais e o fundo do nosso violão. Trata-se de imbuia, a mesma do violão anterior. Abaixo transcrevo algumas características dessa madeira (retirado do site http://www.madguimaraes.com.br/imbuia.htm )
"CARACTERÍSTICA GERAIS
Madeira moderadamente pesada e dura ao corte, cerme xtremamente variável, do pardo-amarelado ao pardo-acastanhado e do pardo-escura-acastanhado ao pardo-havana-claro, grã direita à revessa, textura média, cheiro característico, superfície irregular lustrosa, geralmente apresenta veios ou estrias paralelas, gosto um tanto amargo e adstringente.
USOS
A madeira de IMBUIA por ser moderadamente pesada, de cor agradável e propriedades mecânicas médias, pode ser usada para móveis de luxo, folhas faqueadas decorativas, acabamentos internos, tábuas e tacos para assoalhos, marcos de portas venezianas, vigas caibros, ripas, entalhe, coronhas de armas de fogo, esquadrias peças torneadas e instrumentos musicais. "
No próximo post eu prometo que vou mostrar algumas peças já "semi-prontas". Um abraço a todos e até lá!
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
NOVO VIOLÃO!
Olá pessoal! A partir daqui irei postar as fotos do novo violão que estamos construindo. Passo-a-passo irei postando as fotos e informações desde os primeiros procedimentos.
Nas fotos estão as peças que serão usadas para o tampo. Trata-se de Abeto Rosso (Picea excelsa) vindo dos Alpes Italianos. É considerada pelos luthiers como uma das melhores madeiras do mundo para tampos.
Nas fotos elas aparecem ainda em estado bem bruto, quero dizer, foram apenas fatiadas e não receberam nenhum tipo de lixa ou coisa parecida. Em seguida iremos colar as duas peças e plainar até a espessura ideal.
Um abraço a todos e até o próximo post!
sábado, 8 de novembro de 2008
segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Essa é a estrutura interna do tampo, o leque harmônico. Tem a função de distribuir a vibração das notas pelo tampo e ajudar a sustentar a tração exercida pelas cordas.
Neste violão o leque harmônico foi construído em Kiri e cada uma das varetas tem uma medidade específica que vai de 3,5mm à 5mm de espessura.
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Madeiras utilizadas
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Começando do começo...
O instrumento da foto é o nosso violão Nº02. Em outras postagens darei maiores detalhes sobre ele.
Um grande abraço a todos!
Assinar:
Comentários (Atom)







