segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Aí está os últimos minutos do interior exposto. A foto foi tirada instantes antes de colar o fundo. Agora podemos observar toda a estrutura interna concluída. No próximo post vamos ver o processo de confecção dos filetes de acabamento. Até lá!

terça-feira, 2 de dezembro de 2008


Então minha gente!!! Depois de algum tempo sem internet, estou eu aqui denovo para mais uma postagem sobre o nosso novo violão. Essa é uma imagem do tampo onde mostra o leque harmônico. Este tem uma função tanto estrutural quanto sonora. Em outra postagem falaremos melhor sobre isso.
Até a próxima!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008


Olá! Como prometido, trouxe fotos das madeiras já mais trabalhadas. Nessa foto vocês podem ver a instalação da roseta. Da bastante trabalho, mas o resultado compensa!
Um abraço e até o próximo post!

terça-feira, 11 de novembro de 2008


Tenham paciência... por enquanto só vou postar as madeiras ainda brutas... hehehe!
Aí estão as peças que vão compor as laterais e o fundo do nosso violão. Trata-se de imbuia, a mesma do violão anterior. Abaixo transcrevo algumas características dessa madeira (retirado do site http://www.madguimaraes.com.br/imbuia.htm )

"CARACTERÍSTICA GERAIS
Madeira moderadamente pesada e dura ao corte, cerme xtremamente variável, do pardo-amarelado ao pardo-acastanhado e do pardo-escura-acastanhado ao pardo-havana-claro, grã direita à revessa, textura média, cheiro característico, superfície irregular lustrosa, geralmente apresenta veios ou estrias paralelas, gosto um tanto amargo e adstringente.

USOS
A madeira de IMBUIA por ser moderadamente pesada, de cor agradável e propriedades mecânicas médias, pode ser usada para móveis de luxo, folhas faqueadas decorativas, acabamentos internos, tábuas e tacos para assoalhos, marcos de portas venezianas, vigas caibros, ripas, entalhe, coronhas de armas de fogo, esquadrias peças torneadas e instrumentos musicais. "

No próximo post eu prometo que vou mostrar algumas peças já "semi-prontas". Um abraço a todos e até lá!

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

NOVO VIOLÃO!

Olá pessoal! A partir daqui irei postar as fotos do novo violão que estamos construindo. Passo-a-passo irei postando as fotos e informações desde os primeiros procedimentos.




Nas fotos estão as peças que serão usadas para o tampo. Trata-se de Abeto Rosso (Picea excelsa) vindo dos Alpes Italianos. É considerada pelos luthiers como uma das melhores madeiras do mundo para tampos.
Nas fotos elas aparecem ainda em estado bem bruto, quero dizer, foram apenas fatiadas e não receberam nenhum tipo de lixa ou coisa parecida. Em seguida iremos colar as duas peças e plainar até a espessura ideal.

Um abraço a todos e até o próximo post!

sábado, 8 de novembro de 2008



Nas fotos acima temos o corpo do violão já montado. Observem as faixas laterais de imbúia (Ocotea porosa). Os cantos já foram rebaixados para receber os filetes que além de dar acabamento, reforçam a colagem.

Esta é a mão do violão antes de ser terminada. A foto foi tirada durante a colagem da chapa de imbúia que serve para acabamento.


O braço é feito em Cedro Rosa (Cedrela odorata) manualmente utilizando formão e lixa.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008



Aqui podemos conferir o reengrosso feito em pinus. Sua função é basicamente de reforçar a colagem entre tampo/fundo e faixas laterais.
Aproveitem e observem os belos desenhos da imbuia, madeira escolhida para fazer as laterais e o fundo desse violão.

Um grande abraço a todos!

terça-feira, 4 de novembro de 2008


Nessa foto é possível observar o leque harmônico mais de perto.

segunda-feira, 3 de novembro de 2008



Essa é a estrutura interna do tampo, o leque harmônico. Tem a função de distribuir a vibração das notas pelo tampo e ajudar a sustentar a tração exercida pelas cordas.
Neste violão o leque harmônico foi construído em Kiri e cada uma das varetas tem uma medidade específica que vai de 3,5mm à 5mm de espessura.

domingo, 2 de novembro de 2008


Aí está o tampo em marupá (Simarouba amara Aubl., Simaroubaceae) com a boca recém cortada e a roseta recém colocada.

sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Madeiras utilizadas



Na construção deste violão utilizamos as seguintes madeiras:

Tampo - Marupá
Fundo e laterais - Imbúia
Braço - Cedro Rosa
Escala - Ipê
Reengrosso - Pinus

Todas as madeiras 100% nacionais

Nas próximas postagens vou dar mais detalhes sobre o processo de construção.
Um abraço a todos!

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Começando do começo...

Olá pessoal. Criei este espaço pra registrar o trabalho de estudo sobre a arte da Lutheria realizado por mim e meu colega Matheus Colossi. Fiquem a vontade para comentar e trocar idéias.
O instrumento da foto é o nosso violão Nº02. Em outras postagens darei maiores detalhes sobre ele.

Um grande abraço a todos!